Indústria Farmacêutica e Avanço da Medicina

Deixei alguns amigos surpresos ao afirmar que não acreditava que a indústria farmacêutica estivesse “barrando” o avanço da medicina. Acho que a questão é outra.

Por um lado, eu realmente acredito que a forma como essa indústria se financia leva a conflitos de interesses. Por outro, acho ingênuo criticar isso sem apontar uma solução para a questão do financiamento. Uma solução para isso muda o foco para uma discussão política tão ampla que, apesar de válida extrapola muito a indústia farmacêutica, não sendo então um problema específico da mesma.

Mais grave que isso, parece ser a dificuldade de abordar de forma científica fatores psíquicos e subjetivos. Uma dos relatos mais estranhos de minha esposa no trato de pacientes de câncer é a freqüência em que eles expressam, na maioria das vezes sem perceber, uma causa psicossomática para doença. Relatos do tipo: “Não digeri a morte do meu filho até hoje.” como afirmou um portador de câncer no pâncreas.

Ainda mais estranhos são as formas de reação à doença. Ao acompanhar uma paciente que lutava por mais de 15 anos contra um câncer que a deveria ter levado antes do primeiro, ela contou que sua filha, com três anos na época do diagnóstico, ao ver a mãe passando mal a encarou de forma estranha e disse: “Você pode cair, vomitar e chorar, mas se você morrer eu não te perdôo”. Em voz com articulação, tom e timbre completamente incompatíveis.

As explicações para isso são muitas (imaginação da mãe, intuição/inteligência sobrecomum da criança ativada por instinto de sobrevivência, manifestação externa utilizando a criança como meio, etc), porém é difícil não associar o ocorrido como provável causa da sensacional sobrevida da paciente. Se a mente pode influir tanto assim de formas que a ciência tem dificuldade de entender fica difícil avançar.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s