NEXT

Ontem vi NEXT, lamentavelmente traduzido no Brasil para “O Vidente”, sem muita empolgação, apenas para sair de casa um pouco e atendendo a pedido da minha esposa. Quando vi o nome de Phillip K. Dick nos créditos fiquei feliz, pois sabia que pelo menos conseguiria assistir o filme sem querer ir embora ou dormir… Não que o fato de um filme ser levemente baseado em algum conto dele seja muita garantia, já saiu desse balde desde Blade Runner até PayCheck com Ben Affleck, mas em geral é legal.

O filme tem um pouco do que se espera de um conto do P.K.D. com a figura de um estado opressor e um PreCog, mas não chega a ser um Blade Runner, nem um Minority Report. Por outro lado, por sorte, alguns vícios ajudaram o filme. Por exemplo, a insistência do Nicholas Cage em fazer papéis inapropriados para sua figura – como ele é o dono de uma produtora acaba fazendo papéis de gala, apesar de seu aspecto sinistro e peruca ridícula. No filme isso acaba funcionando, o normal seria colocar um Ben Affleck para fazer esse tipo de filme e quem assiste acabaria se perguntando – ora, esse cara é um Galã, um PreCog, etc. Por que sua vida é tão complicada afinal de contas, ele não raciocína direito? Nesse não, a sensação clara – e provavelmente involuntária – é que o cara consegue viver bem por ser um PreCog, apesar de ser o Nicholas Cage! :-)

Não um PreCog clássico, o que seria chato, mas um com uma severa restrição – só consegue prever até 2 minutos e só o que afeta sua vida! Isso faz do filme muito legal, incorporando situações típicas de de adventure games e outros contextos computacionais ao filme. O melhor deles, que dá ao filme, apesar de sua pouca expressividade, um lugar de honra no “Arcabouço Matrix” é mostrar de forma convincente como é que um ser humano normal consegue “se esquivar balas”.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s