Cloverfield – Quase Bom.

Foi engraçado ver o Cloverfield. Quando o filme terminou dava para ver e ouvir as muitas reclamações do público, que detestou o filme. Burburinho tão exagerado que eu não via desde “Sinais”. Aparentemente, a grande maioria não gostou do filme por sua falta de explicações aprofundando a história e por sua narrativa em forma de “câmera”, semelhante ao “Bruxa de Blair”.

Eu não gostei do filme, mas não foi por nenhum desses motivos. O filme começou prometendo, se arriscando na narrativa e abusando da câmera em movimento – todo o filme é feito para parecer ter sido filmado a partir de uma câmera ligada sendo carregada pelos protagonistas. E a gravação é mostrada como um dos arquivos do exército dos EUA, dando a entender que se trata de mais uma de várias outras.

Resolveram abusar um pouco nisso e esse é o primeiro problema do filme, algumas pessoas chegam a enjoar e outras como eu simplesmente ficam de saco cheio com tanta embromação. O formato de cinema é totalmente inadequado para o efeito pretendido, afinal de contas, se fosse realmente uma gravação eu por vezes usaria o fast forward e a perguntas cretinas tipo “quanto é que pesa essa câmera Full HD que eles estão carregando?”, “Além de tantos recursos, ela é blindada também?” começam a surgir em minha mente estragando todo o clima. Eu sei, isso é ser chato, mas francamente, foi o filme que começou primeiro com isso.

Depois a história se desenrola com Nova York sendo destruída de forma dramática, muito bem feita, realmente capturando em ficção parte do clima de terror que a cidade já viveu na vida real. Mas o bom do filme realmente pára por ai. Ele acaba cedo, sem deixar maiores explicações, o que no fundo eu até acho muito bom. Mas acaba me despertando algumas dúvidas, ou críticas? Por exemplo:

Tanta coragem para filmar em perspectiva de uma câmera sendo carregada, com direito momentos mostrando o chão não seria muito mais aproveitada em um filme com menos drama, com mais ação e mostrando mais gravações, i.e., uma história ainda mais fragmentada (ok, e talvez menos comercial ainda)?

Ver que aquela legenda logo no início “Arquivo tal da área tal, antigo Central Park” foi só uma brecha para continuações, desvalorizou o filme.

Como efeito colateral da forma como o filme é filmado, temos um filme em pseudo tempo real. Eu acho que um efeito legal seria fazer isso por meio de fast forwards ou marcas de edição, mas o filme é meio radical nisso. Até que chega a momentos onde a coragem acaba – por exemplo, ele não tem a coragem de mostrar os carinhas subindo 39 andares e mete um corte, graças a Deus, mas inevitavelmente isso me faz surgir a pergunta: “Se o diretor aceitou fazer isso então aquele tempo filmando o chão foi só para me encher o saco?”.

Essa coragem freiada, quase coragem, faz o filme ser quase bom, quase valer a pena de assitir. No futuro ele pode gerar uma seqüência melhor. Ou talvez nos extras do DVD… Estranhamente, com menos orçamento talvez seja mais fácil fazer um filme inteiro.

Deixe uma resposta

