Jogo Capaz de Aumentar o QI!

Com já disse em outros posts, os jogos utilitários são uma tendência forte. Mas o legal é ver a coisa saindo do mero empirismo a la “Brain Age” e ganhando apoio de pesquisa científica. Nada contra o empirismo, mas com um mercado que movimenta bilhões, isso pode acabar gerando muita expectativa e muito marketing falso criando e exagerando resultados.

Num estudo conjunto com pesquisadores da universidade de Berna, na Suíça, e de Michigan, uma técnica de treinamento envolvendo a memória de curto prazo (working memory), mostrou ser capaz de elevar as notas em testes de QI. Os resultados, além de terem sido melhores que os obtidos no grupo de controle, mostraram que quanto mais treinamento as pessoas receberam, melhores foram as notas.

O jogo é bem simples: dentro de uma área na tela, um quadrado aparece ao mesmo tempo em que uma letra é pronunciada (em inglês). Você deve tentar lembrar a letra pronunciada e a posição onde o quadrado apareceu. Depois disso, outro quadrado vai aparecer enquanto outra letra é pronunciada. Isso também deve ser lembrado! Então começa o jogo, no modo “2-back”. Outro quadrado vai aparecer e outra letra será falada. Você deve apertar A se o quadrado apareceu na mesma posição que o primeiro quadrado apareceu e L quando a letra falada coincidir com a que foi falada na primeira vez.

Assim por diante, você deve identificar as repetições com o mostrado/falado duas vezes antes. Quando conseguir marcar o número de pontos suficiente, o jogo vai passar para o nível “3-back” onde você deve identificar repetições com o mostrado/falado três vezes antes, e assim por diante.

É bem difícil marcar pontos, e não tem cara de jogo (com níveis, música, estágios, etc). Mas os pesquisadores afirmam que com o tempo as pessoas conseguem progredir e recomendam paciência e perseverança. Será que isso é capaz de deixar mesmo alguém mais inteligente? Vou fazer alguns testes!

Detalhe curioso – esse é o primeiro site que vi fazendo uso do Silverlight.

http://www.soakyourhead.com/N-Back.aspx

http://www.eurekalert.org/pub_releases/2008-06/nsf-pbo060508.php

Update: Encontrei um site sobre o jogo, com muito mais informações e uma implementação do jogo open source, em Python.  Achei muito interessante o site e o programa, com mais dicas sobre como usar o método e até com link para um fórum sobre o assunto. O programa parece ser bem mais completo que a versão Web, com estatísticas e outros recursos.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s