Sistemas Operacionais: O Futuro Que Nunca Acontece…

Me frustra um pouco ver que os Sistemas Operacionais disponíveis hoje não são nada além de versões ligeiramente melhoradas (e muito mais pesadas) dos sistemas de vinte anos atrás.

Eu encontrei este artigo na Wikipedia que compara os shells mais conhecidos:

Achei curioso que os dois shells mais poderosos sejam os shells do Python e do Ruby.

Depois de muitos anos usando UNIX, pensei que muito do que o sistema poderia evoluir estava limitado por certos anacronismos, incluindo manter a compatibilidade com um shell totalmente obsoleto (Bourne Shell). Aquele boot lento do Linux é em muito causado pelo uso do bash (Bourne Again Shell), que apresenta uma performance ruim. Os scripts de boot funcionariam muito melhor e mais rápido se fossem feitos em Python, por exemplo.

Outro problema que dificultou a evolução do UNIX foi a interface gráfica, que também é antiquada. Até hoje é muitas vezes impossível você capturar a saída de um programa gráfico e usar como entrada para outro programa, algo que é lugar comum na interface de caracteres.

A Web aponta uma nova direção nessa área, mais intuitiva e interativa, como pode se ver em sistemas como o Gmail. Ao contrário da interface gráfica convencional, a interface pode ser processada, permitindo a extração de dados. Muito interessante também o XUL:

Da Mozilla Foundation.

Seria muito interessante ver como seria um sistema que usasse um interpretador como o do Python como shell e uma interface Web como desktop. Algo flexível e poderoso, altamente customizável e intuitivo, como estas tecnologias já são. Mais limpo e menos confuso (sem milhares de pacote e atualizações). Será que pedi muito?

Não só o UNIX tem esse problema. O Windows também passa por isso, pois o mais inovador nele hoje é copiado do Open Source. Numa iniciativa curiosa, a MS copiou o XUL, batizou como XAML e integrou na última versão do Windows na nova interface, Aero. O que me deixou com uma sensação Deja Vi Isso Antes…

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s