Garantindo a Referência à Wikipedia

Existe toda uma argumentação com pouca fundamentação prática sobre a natureza editável da Wikipedia invialibizar seu uso como referência. Parte dessa preocupação é razoável, pois realmente não deve ser aceito a auto-referência (alguém usar o próprio texto que editou como referência em outro trabalho) e é preciso considerar, apesar das probabilidade pequena, de se estar vendo uma página que foi de fato vandalizada. Em suma, os estudantes podem usar a Wikipedia, mas devem fazer seu trabalho, ler cuidadosamente o texto e seguir os links mencionados no final para ter certeza da qualidade das informações. No fundo, isso é uma prática que deve ser adotada em qualquer trabalho/pesquisa.

Entretanto, uma vez feito o trabalho, o texto da Wikipédia pode sim ser usado como referência. No fundo, considero até anti-ético, para não falar em pouco prático, citar todas as  referências na página da Wikipedia, menos a própria. Mas para fazer isso, é importante garantir a referência a versão que foi lida. Para isso, não basta copiar o link da página original que estará sempre sujeito a alteração.  É preciso acessar a aba com o histórico e copiar o link da versão atual – dessa forma, é possível citar a página sem medo que alguma edição futura contenha alguma informação errada.

Por exemplo:

Em vez de

http://en.wikipedia.org/wiki/Differential_equation

use:

http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Differential_equation&oldid=256191948

Ver o histórico também pode ser útil em outras situações. Algumas vezes o tema de alguma página é polêmico e ela vira alvo de constantes edições. Em situações assim, a página pode acabar até sendo congelada pelos administradores da Wikipedia, e um ícone de cadeado fica indicando que a edição não está mais sendo permitida, como é o caso em:

http://en.wikipedia.org/wiki/George_W._Bush

Ainda assim, é possível ver no histórico as versões anteriores e acompanhar todas as mudanças que foram feitas antes na página.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s